O ciclo menstrual vai além do sangramento típico do período, pode incluir outros sintomas bastante incômodos e dolorosos, como as cólicas, por exemplo. Embora comum, devido às contrações naturais do útero, a condição pode ser intensificada pelo consumo de determinados alimentos. Portanto, se atentar à dieta é imprescindível nesse momento.
+ 5 dicas para acabar com o inchaço menstrual
+ 3 maneiras de amenizar desconfortos menstruais
Enquanto opções ricas em açúcares e gorduras, por exemplo, são desencorajadas nesse período por especialistas, alguns alimentos podem amenizar a dor da cólica menstrual. Contudo, se mesmo com a dieta, o sintoma persistir com intensidade, vale consultar um ginecologista. As informações são da “Glamour”.
Veja a seguir 6 alimentos para aliviar a cólica menstrual:
1 – Gengibre
O gengibre pode ser um grande aliado do período. “Um pequeno estudo descobriu que as mulheres que bebiam chá de gengibre durante os primeiros dias da menstruação reduziam as cólicas abdominais”, explica a nutricionista Lisa C. Andrews.
Para conquistar o benefício da raiz, a profissional orienta embeber um pedaço de gengibre fresco descascado e algumas rodelas de limão em água quente, deixar apurar por alguns minutos e, então, consumir a bebida.
2 – Sementes de linhaça
Os ácidos graxos ômega 3 são essenciais durante o ciclo menstrual. O nutriente pode ser encontrado nas sementes de linhaça, que possuem efeito anti-inflamatório, ajudando a reduzir a dor, conforme explica Andrews.
E não para por aí! Segundo a nutricionista Lindsay Malone,“há evidências de que a ingestão regular desse alimento pode encurtar a duração dos períodos menstruais”.
3 – Sementes de chia
Assim como a linhaça, as sementes de chia também são ricas em ômega 3. A sugestão é polvilhá-las na salada ou adicioná-las a uma receita de hambúrguer vegetariano, por exemplo.
4 – Atum ou salmão
Para quem não dispensa proteínas de origem animal, peixes gordurosos como atum e salmão são excelentes opções ricas em ômega 3. Por isso, ambas são válidas para o alívio das cólicas.
5 – Vegetais verdes escuros
Andrews destaca que vegetais de folhas verdes escuras como espinafre e couve são fontes de magnésio — nutriente capaz de reduzir potencialmente as cólicas, segundo estudos.
6 – Cúrcuma/açafrão
Profissionais apontam que parte da dor que acompanha as cólicas é causada por inflamação. Por isso, a cúrcuma (ou açafrão) é uma boa aposta, devido ao seu alto poder anti-inflamatório.